Empresa

Atividades desenvolvidas pela equipa de Vasco Peixoto de Freitas (Eng° Civil, PhD, Professor Catedrático da FEUP)

Equipa:

Coordenação: Vasco Peixoto de Freitas (Eng° Civil, PhD, Professor Catedrático da FEUP)

Professor Vasco Freitas

Professor Catedrático de Construções, Director do Laboratório de Física das Construções - LFC e do curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado, coordenador do CIB-W86 “Building Pathology” e do CIB-W40 “Heat and Moisture Transfer in Buildings”. Orientador científico de mais de 20 teses de doutoramento e mestrado e autor ou co-autor de mais de 200 publicações (livros, capítulos de livro, artigos em revistas e conferências) no domínio da higrotérmica, patologia e reabilitação de edifícios.

A partir de 1986, exerceu actividade como profissional liberal independente, passando em 1998 a exercer actividade de consultoria na sociedade designada “Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda”, da qual é sócio-gerente e autor ou co-autor de mais de 500 estudos e projectos na área da patologia e reabilitação de edifícios, comportamento higrotérmico de edifícios, comportamento acústico de edifícios e instalações de edifícios.


Marília Sousa (Engª Civil, MSc);

marilia sousa

Engenheira Civil, Licenciada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do porto (FEUP), Opção de Construções Civis, em 1996. Mestre em Construções de Edifícios, em 2005, pela FEUP. Desde 1997, co-autora de diversas publicações e de dois livros no domínio da higrotérmica e patologia e reabilitação de edifícios.

Colaboradora do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde Julho de 1998, sendo co-autora de mais de 150 estudos e projectos na área da patologia e reabilitação de edifícios, comportamento higrotérmico de edifícios, comportamento acústico de edifícios e instalações de edifícios.


Pedro Gonçalves (Eng° Civil MSc);

pedro goncalves

Engenheiro Civil, Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Opção de Construções Civis, em 1999. Colaborador do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde Julho de 2001, sendo co-autor de mais de 100 estudos e projectos na área da patologia e reabilitação de edifícios, comportamento higrotérmico de edifícios, comportamento acústico de edifícios e instalações de edifícios.


Paulo Pinto (Eng° Civil, MSc);

paulo pinto

Engenheiro Civil, Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Opção de Construções Civis, em 1997. Mestre em Construção de Edifícios pela FEUP, em 2002. Colaborador do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde Janeiro de 2001, sendo co-autor de mais de 100 estudos e projectos na área da patologia e reabilitação de edifícios, comportamento higrotérmico de edifícios, comportamento acústico de edifícios e instalações de edifícios.

 
 

 


David Martins (Eng° Civil, MSc);
Ricardo Gonçalves (Economista, MSc); *Adriana Nunes (Engª Civil, MSc); *Rui Jerónimo (Eng° Civil, PhD); *Kim Rosenbom (Eng° Civil, MSc); *Jorge Neto (Eng° Civil, MSc); *Diana Gaspar (Engª Civil, MSc); *Sandro Alves (Eng° Civil, MSc); *Pedro Sarmento (Eng° Civil, MSc); *Tiago Cordoeiro (Eng° Civil, MSc); *Hernâni Gaspar (Eng° Civil, MSc); * Ana Sá (Engª Civil, MSc); *Susana Tomás (Engª Civil, MSc)

Equipa

Vasco Peixoto de Freitas (Eng.° Civil, PhD, Professor Catedrático da FEUP)

Professor Vasco Freitas

Professor Catedrático de Construções da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Diretor do Laboratório de Física das Construções – LFC. Presidente do GECoRPA-Grémio do Património. Regente de Física das Construções, Patologia e Reabilitação de Edifícios e Térmica de Edifícios do Mestrado Integrado em Engenharia Civil

É socio gerente e desenvolve trabalho de consultoria na empresa “ Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda.”, sendo responsável ao longo de 25 anos por mais de 750 estudos e projetos nos seguinte domínios: Higrotérmica – humidade na construção, patologia, reabilitação e comportamento térmico e acústico de edifícios.


Marília Sousa (Eng.ª Civil, MSc)

Engenheira Civil, Licenciada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do porto (FEUP), Opção de Construções Civis, em 1996. Mestre em Construções de Edifícios, em 2005, pela FEUP. Desde 1997, coautora de diversas publicações e de dois livros no domínio da higrotérmica e patologia e reabilitação de edifícios.

Colaboradora do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde Julho de 1998, sendo coautora de mais de 200 estudos e projetos na área da patologia e reabilitação de edifícios, comportamento higrotérmico de edifícios, comportamento acústico de edifícios e instalações de edifícios.


Pedro Filipe Gonçalves (Eng.° Civil)

Engenheiro Civil, Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Opção de Construções Civis, em 1999.

Colaborador do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde julho de 2001, sendo coautor de mais de 200 estudos e projetos na área da patologia e reabilitação de edifícios, comportamento higrotérmico de edifícios, comportamento acústico de edifícios e instalações de edifícios.


Sara Stingl Freitas (Eng-ª Civil, MSc)

Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Opção de Construções Civis, em 2011.

Colaboradora do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde setembro de 2019.


Bruno Carvalho (Eng.º Civil, MSc)

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Opção de Construções Civis, em 2019.

Colaborador do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde outubro de 2019.


Ricardo Ferraz Gonçalves (Economista, MSc)

Licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Contabilista Certificado e Mestre em Economia e Gestão da Inovação pela FEP, em 2013.

Colaborador do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda." desde março de 2017.


ANTIGOS COLABORADORES

Paulo Pinto (Eng° Civil, MSc); David Martins (Eng° Civil, MSc); Adriana Nunes (Engª Civil, MSc); Rui Jerónimo (Eng° Civil, PhD); Kim Rosenbom (Eng° Civil, MSc); Jorge Neto (Eng° Civil, MSc); Diana Gaspar (Engª Civil, MSc); Sandro Alves (Eng° Civil, MSc); Pedro Sarmento (Eng° Civil, MSc); Tiago Cordoeiro (Eng° Civil, MSc); Hernâni Gaspar (Eng° Civil, MSc); Ana Sá (Engª Civil, MSc); Susana Tomás (Engª Civil, MSc)

História

Desde 1993

A atividade de consultoria e projeto teve início em março de 1993

A sede foi transferida para a sua morada atual em 2000 - Rua do Amial, 495 3.º Esq. - Porto

Ao longo de mais de 25 anos elaboraram-se mais de 750 estudos e projectos na área da patologia da construção e reabilitação de edifícios, comportamento térmico, humidade na construção, comportamento acústico, instalações de águas e esgotos e eficiência energética

Somos um gabinete de engenharia especializado em Física e Tecnologia das Construções - Higrotérmica - Humidade

Possuímos uma vasta experiência no tratamento face à humidade de edifícios antigos e com valor patrimonial

Dispomos de metodologias de diagnóstico avançadas

Temos competência na elaboração de estudos de estratégia de intervenção na sua abordagem técnica e económica

Promovemos parcerias continuadas e temos uma longa experiência de coordenação de projeto com gabinetes de arquitetura, instalações elétricas e instalações mecânicas

Hoje trabalham permanentemente cinco engenheiros civis e um economista

 

Subcategorias

Esta secção procura divulgar as publicações cuja autoria, coautoria ou coordenação é atribuída a um ou mais elementos da equipa do gabinete "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda.".